Revoltas Populares no Cordel

Pedro de Albuquerque Oliveira

 

O livro “Revoltas Populares no Cordel”, do escritor Pedro de Albuquerque Oliveira, em parceria com a Editora Teatro Popular de Ilhéus, busca um resgate histórico das revoltas populares no Brasil. Tornar essas histórias acessíveis ao público, de forma lúdica e agradável, através da literatura popular de cordel é o principal objetivo desta proposta. A publicação conta com ilustrações da multi-artista Naiara Gramacho. Buscando promover a acessibilidade, o livro ainda possui versão em audiobook. O autor é membro do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação – GRUPPHED/UESC

 

Acesse o livro aqui

Acesse o audiobook aqui

 

Descrição: #pratodesverem: Capa do Livro Revoltas Populares no Cordel. Fundo Branco com letras pretas. Na parte superior o nome do autor, Pedro de Albuquerque Oliveira, o título, Revoltas Populares no Cordel, e ilustrações de Naiara Gramacho. Logo abaixo desenhos com traços de xilogravuras nordestinas. É possível perceber, no canto superior esquerdo, um sol amarelo. Logo depois, mais ao centro, imagens de pássaros, chapéu de couro e um galho seco de árvore. Ao lado direito, no canto superior do desenho, uma imagem de indígena atrás de uma árvore frondosa. Na parte de baixo imagens de um marinheiro negro, manifestantes revolucionários em fila e uma oca indígena ao lado de uma árvore.

No canto inferior, ao centro, o símbolo da Editora Teatro Popular de Ilhéus.

 

Para saber mais

CALDEIRA, Jorge. História da riqueza no Brasil. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2017

 

CALDEIRA, Jorge. Nem céu nem inferno: ensaios para uma visão renovada da história do Brasil. São Paulo: Três Estrelas, 2015.

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral – volume único. 6.ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2002.

 

GENNARI, Emílio. Em busca da liberdade: traços das lutas escravas no Brasil. 2.ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2011.

 

MORISSAWA, Mitsue. A História da luta pela terra e o MST. São Paulo: Expressão Popular, 2001.

 

VINHÁES, José Carlos. São Jorge dos Ilhéus: da capitania ao fim do século XX. Ilhéus: Editus, 2001.

Pular para o conteúdo