Leitura literária e educação antirracista no Ensino Fundamental
Professoras:
Dra. Renata Amaral de Matos Rocha, Ms. Eliene de Souza Paulino
Participantes de Iniciação científica do Ensino Fundamental:
Ana Luiza Ferreira de S Lima,
André Filipe Alkmin G Paixão, Catarina Xavier Diniz, Miguel Carmona Fiuza
Participantes de Iniciação científica da Graduação:
Ícaro Belém Horta, Bianca Ferreira Mesquita
dos Santos, Camila Nascimento Sampaio, Bárbara Deming Brandão, Larissa Cristina Velloso
Dias
Na escola, o trabalho com Literatura pode favorecer o trato com as diferenças, contribuir para valorização da diversidade e oportunizar novas visões sobre o mundo, integrando narrativas e pontos de vista, contribuindo para formação do leitor crítico, para efetivação da educação antirracista, para diversidade, com potencial para reconstruir o mundo em que vivemos, tornando-o justo para todos e todas. Essa abordagem está fundamentada em uma proposta de educação para a liberdade, para a autonomia, como propõe Paulo Freire, e dialoga com este Portal, pois contribui para reflexão e ressignificação dos nossos Brasis, na perspectiva da Améfrica.
Adichie (2019) reforça a importância do acesso à diversidade de narrativas para se compreender distintas perspectivas sobre um povo, não reforçando uma visão estereotipada sobre ele nem mesmo unicultural. A autora ainda reforça que as histórias têm potencial e que todas elas importam. Destaca que as histórias foram usadas para espoliar e caluniar, mas que também podem ser usadas para empoderar e humanizar. Elas podem despedaçar a dignidade de um povo, mas também podem reparar essa dignidade despedaçada (ADICHIE, 2019, p. 32).
A literatura, embora não tenha caráter meramente utilitário, faz parte da constituição humana, e pode auxiliar na formação do sujeito enquanto cidadão, porque pode oportunizar a compreensão de si e das dinâmicas sociais do mundo.
Descrição: #pratodesverem: Imagem com fundo branco, representando o mapa do Brasil com diferentes rostos que representam a diversidade de nosso povo.
Link do Instagram: @role_literario_cp;
Para saber mais
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Chimamanda Ngozi Adichie; tradução: Julia Romeu. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ARAÚJO. Débora Cristina de. As relações étnico-raciais na Literatura Infantil e Juvenil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 69, p. 61-76, maio/jun. 2018.
BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
BRASIL. Lei 11.645/08, de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves M.; BRANDÃO, Heliana M. B.; MACHADO, Maria Z. V. (Orgs.). A escolarização a leitura literária. O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003